segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aplicabilidade da plataforma PDCA de gerenciamento às atividades jurídico institucionais


Ana Cecília Franco OAB/MG 113.249

A contínua expansão dos ramos de atuação inerentes à atividade jurídica cumpre um papel essencial na formulação de regras gerenciais de conduta. Nesse prisma, é preciso identificar pontos críticos de embate para que se possa definir um sistema de participação geral dos envolvidos.

O modelo PDCA de gerenciamento aplica-se fundamentalmente ao que podemos chamar de “Empresa Jurídica”. Evidentemente, o consenso sobre a necessidade de qualificação gerencial nos escritórios obstaculiza a apreciação da relevância temática, no entanto, o incentivo à aplicação dessa plataforma ao setor jurídico faz parte de um processo cultural que vem sendo reestruturado nos últimos anos.

O ciclo PDCA, desenvolvido Walter A. Shewart na década de 20, visa controlar e otimizar resultados, utilizando-se de quatro premissas: planejamento, execução, verificação e correção, com o intuito de se manter o desempenho de produção aceitável. Assim, em se tratando de escritórios de advocacia, o método se faz perfeitamente aplicável, o que poderá ser comprovado através de relatórios periódicos de contingência, nos quais a melhoria técnica será instituída gradativamente pela elaboração de novas teses e reformulação das já existentes por profissionais com atuação focada em determinados nichos de mercado.

O modelo de certificação de qualidade ISO 9001 que visa aumentar a satisfação dos clientes apresentando produtos e serviços que cumprem constantemente com os requisitos regulatórios estabelecidos pelos setores pretendidos, utiliza-se da metodologia PDCA. Tal questão, devidamente ponderada, faz-nos compreender o crescimento constante do número de escritórios que buscam a certificação com o intuito de agregar valor aos serviços por eles oferecidos.


O empenho em analisar a execução dos pontos do programa supramencionado representa uma abertura para a melhoria dos conhecimentos estratégicos na busca pela excelência. Assim, levando-se em consideração a competitividade nas transações comerciais que invadiu abruptamente o setor jurídico, a solução encontra-se arraigada nos pilares do planejamento, onde o modelo PDCA se torna uma ferramenta indispensável através da qual o comprometimento da equipe fará a diferença, juntamente com as inovações legais que proporcionam às bancas o desafio de encontrar soluções únicas para as questões propostas.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Voce é a mulher mais linda do mundo , a mais simpática , a do sorriso mais bonito. Bjo

    Erosluiz@gmail.com

    ResponderExcluir